Curso de Mineração de Santa Luzia apresenta ações desenvolvidas em 2014


Curso de Mineração de Santa Luzia apresenta ações desenvolvidas em 2014
 Estudantes do Curso de Mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, em Santa Luzia, participaram neste ano de uma série de atividades teóricas e práticas aplicadas pelo corpo de professores com o intuito de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem profissionalizante na instituição.


Sob a coordenação do professor Aderivaldo Nóbrega, o curso passou a contar com a colaboração do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Campina Grande, que disponibilizou a Mina Escola do município para que os cerca de cem alunos pudessem participar das aulas práticas. “O resultado foi a confecção de maquetes feitas por eles e apresentadas na Feira de Ciência do Instituto Federal da Paraíba, no campus Picuí, as quais já estão sendo usadas para dinamizar as aulas”.


objetivo do trabalho foi mostrar como ocorre a extração e o beneficiamento dos minerais até sua comercialização. “A partir da montagem da maquete, a turma teve mais facilidade para entender como ocorre a extração e o beneficiamento dos minerais partindo do estudo de que consiste o tratamento de minérios, de que é formada uma unidade de beneficiamento e quais as principais especificidades para ser considerada uma unidade, mesmo que rústica”, acrescentou o professor Antônio de Pádua Sobrinho.


Mais recente, os estudantes de mineração também fizeram o curso de produção e utilização de tijolo solo-cimento ministrado pelo professor Moab Lima. Os tijolos de solo-cimento são produzidos em prensas, dispensando a queima em fornos. Eles só precisam ser umedecidos para que se tornem resistentes. A vantagem do tijolo ecológico é seu modo de construir mais barato, rápido, limpo e ecológico, além de serem produzidos sem corte de árvores e sem emissão de co².


“No curso, os alunos obtiveram informações sobre a produção e utilização do tijolo, conheceram os princípios e normas técnicas, como também conheceram os componentes, os instrumentos, as ferramentas e as máquinas utilizadas na sua produção. Eles finalizaram o curso com a construção de tijolos feitos por eles e também aplicaram o teste de qualidade”, disse o professor Pádua.


Ascom

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA