Grupo quilombola do RN lança cordel no Dia da Consciência Negra

Ranilson Saldanha - comunicador popular da ASA

Portalegre | RN

Dona Daza exibe orgulhosa os cordéis | Foto: Arquivo Sertão Verde
O município de Portalegre/RN é marcadamente formado por descendentes de negros e negras escravizados\as que ao longo dos últimos anos vem desenvolvendo atividades afirmativas de desenvolvimento das comunidades remanescentes de quilombolas pela preservação dos hábitos culturais nas atividades produtivas, sociais e manifestações artísticas. Nesta quinta-feira (20/11), no dia da Consciência Negra, a população da comunidade rural de Sobrado festejou a data com o lançamento do Cordel “As Amélias”, de autoria de D. Maria Fernandes Gomes ou D. Daza (58) no encerramento do curso de Gestão de Água para Produção de Alimentos, do P1+2, executado pelo Sertão Verde e a ASA. “Este é o 12º. livro que eu publico sobre Portalegre e nossa comunidade. Dessa vez eu falo mais do nosso grupo de mulheres”, disse a autora.
D. Daza é uma das moradoras da comunidade quilombola do Sobrado que por sua vez é um dos lugares aonde é forte a presença das raízes africanas. Ela conta no cordel que o grupo de mulheres “As Amélias” tem desenvolvido o trabalho de conservação da cultura africana. O nome do grupo não se refere a “Amélia” da música de Mário Lago. Muito pelo contrário, a Amélia homenageada foi uma antiga anciã que morreu com 101 anos e que dedicou a sua vida a rezar em crianças e produzir remédios a partir das plantas da região. “O nosso grupo é composto por 20 mulheres e está sendo fortalecido com os apoios da Secretaria de Ação Social e o Projeto P1+2 da ASA”, comentou D. Daza.
Segundo a poetisa, o grupo foi formado primeiramente para ajudar as mulheres da comunidade diante dos diferentes desafios que cada uma tem nas suas atividades. “A maioria é casada e quando tem um problema pode contar com o apoio das outras. Nos trabalhos desenvolvidos por cada uma tem agricultora, raizeira (faz remédios caseiros), manicure, artesã de crochê e tricô, boleira e confeiteira. Agora com os novos projetos estamos ficando mais fortes”, conta D. Daza, orgulhosa da diversidade de atividades. Recentemente o grupo começou a comercialização num espaço organizado dentro da feira livre de Portalegre.
As mulheres do grupo estão participando desta fase do Programa 1 Terra e 2 Águas. A tradição agrícola é forte e apresenta um potencial de um microclima diferenciado pela localização no Alto da Serra do município de Portalegre. “Esse apoio veio em boa hora”, disse D. Daza. Na atividade de encerramento do curso de gestão de água e lançamento do cordel “As Amélias” participaram o prefeito da cidade, Francisco Canindé, presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais; a equipe técnica do Núcleo Sertão Verde e moradores da comunidade quilombola de Sobrado.


Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA