Mobilização na UFERSA alerta sobre os perigos dos agrotóxicos

Stefanya Neves e Camila Paula - comunicadoras populares da ASA

Mossoró | RN

A ação aconteceu na Universidade federal Rural do Semiárido | Foto: Asa Potiguar
Nesta quarta-feira, 26, a Articulação Semiárido Brasileiro completa 15 anos de vida. Em comemoração, intervenções de curta duração (Flash’s Mob), foram realizadas em todos os estados que compõem o semiárido.  Seguindo as perguntas “Você tem fome de quê?” e “Você tem sede de quê?” a ASA Potiguar realizou sua intervenção no Restaurante Universitário da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) trabalhando a temática da agroecologia.
Na ocasião comunicadores (as) populares, agricultores (as) e o movimento estudantil da UFERSA simularam a pulverização de agrotóxicos na alimentação dos estudantes, com o objetivo de alerta-los sobre os perigos que essa prática traz para a saúde das pessoas do campo e da cidade.  Com as palavras de ordem “Comida com veneno não dá mais pra aceitar, quero agroecologia com a agricultura familiar” o grupo anunciou a agricultura familiar agroecológica como a alternativa para segurança e soberania alimentar.
“A princípio a galera ficou espantada vendo o cara pulverizar veneno na comida deles mesmo que hipoteticamente, mas com o anúncio feito pelo grupo no final o pessoal entendeu a mensagem, aplaudiu e muitos acabaram entrando na roda”, afirmou o estudante Guilherme Severo. A mobilização gerou o debate entre os universitários que passaram a se questionar sobre o modelo atual da produção de alimentos.
Ainda dentro das comemorações dos 15 anos da ASA, os estudantes foram convidados a participar do Encontro Estadual da ASA Potiguar, que acontece no Auditório Amâncio Ramalho, também na UFERSA, até a próxima sexta-feira 28 de novembro.

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA