Rede Xique Xique de comercialização solidária comemora seus dez anos

Rede Xique Xique de comercialização solidária comemora seus dez anos e realiza encontro de articulação.
Comunicação Rede Xique Xique

Mossoró - RN

A Rede Xique Xique comemora, neste ano de 2014, dez anos de existência. E entre os dias 20 e 22 de novembro, no Centro de Treinamento Seminário Santa Teresinha, realizará um encontro com integrantes que compõem a rede. Trazendo o tema: “Fortalecendo a agroecologia, o feminismo e a economia solidária em rede”, a Xique Xique está preparando uma programação especial.
Cerca de 250 pessoas dos estados do RN, CE e MA, onde a rede atua, além de parceiros locais, estaduais e nacionais, participarão do encontro. O momento será de reflexão e ação a partir dos princípios que norteiam a atuação em rede.
O encontro tem a programação voltada para integrantes e movimentos parceiros convidados. Começando na quinta a partir das 14h, acontecerão debates, oficinas e discussões acerca dos princípios políticos da rede. Neneide Lima, coordenadora financeira da rede, afirma que o momento será para “avaliar como ao longo desses 10 anos, essa articulação em rede tem contribuído e fortalecido com processos que promovam autonomia socioeconômica das agricultoras e dos agricultores”.
Para Tatiana Muniz, coordenadora geral da Rede, “falar de 10 anos da Rede Xique Xique representa o reconhecimento das nossas lutas pelo feminismo, agroecologia e economia solidária no nosso espaço de comercialização que dá visibilidade a agricultura familiar e a transformação da vida das mulheres”. E Neneide Lima completa: “é uma alegria comemorar as conquistas da resolução dos problemas que enfrentamos no processo e saber que não estamos lutando só, que nossa estratégia está ligada em rede seja no município, na região e/ou nos territórios”.
Rede Xique Xique - A Rede Xique Xique começou pelo protagonismo de um grupo de mulheres, em 99, que constituiu uma associação informal, a APT (Associação dos Parceiros e Parceiras da Terra), para fazer a entrega de hortaliças orgânicas sem intermediários.
Em dezembro de 2003, na cidade de Mossoró (RN), foi inaugurado o Espaço de Comercialização Solidária Xique Xique com o objetivo de ter uma oferta diversificada, capaz de atrair e fortalecer o consumo solidário em detrimento do acúmulo de lucro pelos intermediários, se tornando, assim, referência para o recebimento e o escoamento da produção advinda da agricultura familiar da região oeste do RN.
A Rede Xique-xique é uma articulação de Comercialização Solidária em que trabalhadoras e trabalhadores urbanos e rurais buscam manter os princípios da agroecologia, do feminismo e da economia solidária para a produção, comercialização e consumo, afirmando a organização da luta pela transformação do mundo.
Organizada em 12 núcleos municipais, através de feiras agroecológicas, da agricultura familiar e economia solidária e loja de produtos, a rede estabelece uma forte aliança com os movimentos sociais, especialmente a Marcha Mundial das Mulheres, os Fóruns de Economia Solidária e as articulações de redes de agroecologia.
São desenvolvidas atividades de formação, práticas agroecológicas, intercâmbios, acompanhamento a comercialização, vendas de produtos e feiras. Atualmente são mais de cinquenta grupos articulados com uma produção bastante diversa. Essa diversidade é em parte garantida pelos grupos de mulheres que representam em média 50% dos que integram a Rede.
Em Mossoró, a Rede Xique Xique realiza uma feira de hortaliças, queijos, doces, ovos caipiras, frutas e polpas e verduras da agricultura familiar em sua sede que está situada na rua rua Jerônimo Rosado, 148, Centro , ao lado da Gráfica Queima-Bucha.

Fonte: http://www.asabrasil.org.br

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA