CELEBRAÇÃO DE ENTREGA DOS TERMOS DE CEBECIMENTO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS DO PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS (P1+2),EM PICUÍ,EXECUTADO PELO CEOP 2015.

Na manha deste sábado o CEOP  promoveu a Celebração de Entrega dos Termos de Recebimento das tecnologias Sociais do Programa Uma Terra e Duas Águas (p1+2), na cidade de Picuí PB,executado pelo CEOP EM PARCERIA COM O ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).Num clima de muita alegria e emoção agricultores e agricultoras poderão comprovar a seriedade e respeito que foram recebidos no evento tendo como ato culminante a entrega dos termos e num ato simbólico a formação de uma grande ciranda com o tema "vem para a roda você é especial". de acordo com a direção do CEOP a "luta,os desafios e a perseguição é apenas combustível para caminharmos e tornamos mais unidos e não vamos parar de trabalhar e acompanhar aqueles que realmente convive,produz e preserva o semiárido nordestino e seu bioma, a entrega desses termos é apenas um ponto de uma ação duradoura e continua a favor da famílias  tão sofrida com a estiagem agressiva e a falta de participação mais ativa de alguns órgãos publico, e é a Fe em Deus que nos coloca a cada dia nessa caminhada ao lado do home e da mulher agricultora"
O Centro de Educação e Organização Popular foi fundado em 1992, pela Ir. Maria Conceição de Freitas, o Pe. Donato Rizzi e mais algumas pessoas da comunidade que, preocupados com os problemas sociais, constituíram essa entidade sem fins lucrativos, econômicos e de caráter filantrópico.
A sede do CEOP localiza-se em Picuí – PB, cidade com uma população de aproximadamente 18.800 habitantes, divididos entre a zona rural e urbana. Picuí está inserida na região do Semiárido do Nordeste Brasileiro.
Missão:
Contribuir no processo de formação dos grupos de crianças, adolescentes, jovens, mulheres e agricultores familiares na construção coletiva do saber, tendo como enfoque os direitos humanos e a ética, resgatando a dignidade e os valores sociais para vivência em sociedade.
Fonte:https://ceoppicui.wordpress.com/about/

SAIBA MAIS SOBRE P1+2

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da ASA.
O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos.
O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água – a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos. As famílias atendidas pelo P1+2 são selecionadas a partir dos seguintes critérios:
• Famílias com acesso à água para consumo humano, a exemplo das cisternas do P1MC
• Mulheres chefes de família
• Famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade
• Crianças e adolescentes frequentando a escola
• Adultos com idade igual ou superior a 65 anos
• Portadores de necessidades especiais

As características de solos, a formação rochosa (cristalino, sedimentar, arenito), a localização das implementações, a lógica de produção (agricultura, pecuária, extrativismo) e as formas de manejo também são requisitos observados na escolha das famílias e no tipo de tecnologia que mais se adequada a sua realidade.
Fonte: Ascom picui.blogspot.com.br/CEOP/ASA

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA