Governo do Estado faz mobilização pelo fim da violência de gênero em Picui dia 03 de Dezembro


 Governo do Estado faz mobilização pelo fim da violência de gênero
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres começa nesta quarta-feira (19), em Montadas, com o serviço de atendimento das unidades móveis de atendimento às mulheres rurais vítimas de violência doméstica coordenado pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A campanha é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados no enfrentamento à violência contra mulheres.


Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.


A programação estadual prevê também formação de policiais, de integrantes da Rede Municipal de Atendimento às Mulheres Vitimas de Violência e rodas de diálogo com mulheres indígenas. Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, durante os processos de formação e debates será discutida a questão do feminicídio (o assassinato de uma mulher pela condição de ser mulher), que está em debate no Congresso Nacional, em vista do PLS 292/2013, o qual pretende incluir no Código Penal a tipificação do crime conceituado como “forma extrema de violência de gênero que resulta na morte da mulher” – com pena de reclusão de 12 a 30 anos.


No dia 25 de novembro, será aberta uma Exposição de Fotografias e feita a distribuição de cartões postais do Concurso Prêmio Fotográfico “Violência contra as Mulheres: Como enfrentar e Prevenir”. As vencedoras serão premiadas, assim como os selecionados para produção de Obras Audiovisuais inéditas de curta metragem com o tema: “Violência contra a Mulher: O que fazer?”.


Unidades Móveis - A unidade móvel de atendimento às mulheres trabalhadoras do campo e da zona rural vítimas de violência doméstica oferecerão atendimento psicossocial, jurídico, orientação e palestras em mais oito cidades, além de Montadas: Pilões, Acaú-Pitimbu, Taperoá, Araruna, Picuí, Boqueirão, Boa Vista e Rio Tinto. As unidades móveis foram entregues ao Governo do Estado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), dentro do programa “Mulher, Viver sem Violência”. Dentro das unidades, será disponibilizado atendimento de delegados, promotores, juízes, psicólogos e assistentes sociais.



Calendário de visitas



VISITAS UNIDADE MÓVEL DATA


MONTADAS – CRAS 19/11


PILOES 21/11


ACAÚ – PITIMBU 26/11


TAPEROA 28/11


ARARUNA 29/11


PICUÍ 03/12


BOQUEIRÃO 16.12


BOA VISTA 17.12


RIO TINTO 02.12






Secom

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA