Biodigestores para a melhoria da qualidade de vida de famílias agricultoras do semiárido

O biodigestor sertanejo é uma tecnologia social de simples manutenção, apresenta-se como ferramenta para manejar resíduos orgânicos convertendo o esterco em biogás (Metano) inflamável que substitui o gás de cozinha e o fogão a lenha, além de produzir biofertilizante. Dessa forma, contribui para a redução de impactos ambientais gerando uma fonte alternativa de energia.

A oferta de biogás, através dos biodigestores incidirá no fim ao uso de carvão vegetal, do gás butano e do desmatamento de árvores da Caatinga para coleta de lenha, além de fornecer os insumos para a fertilização do solo.O uso desta tecnologia possibilita o aproveitamento das fezes dos animais, mantendo o curral limpo, prevenindo a poluição e evitando a emissão do gás metano na atmosfera o que reduz o efeito estufa. Contribui também para:
 Redução do problema da matriz energética, com a redução do consumo de energia elétrica;
 Minimização da degradação do bioma Caatinga, através da diminuição do uso de carvão vegetal e lenha;
 Põe fim da liberação na atmosfera do metano produzido nas propriedades pela fermentação das fezes dos animais, evitando sua emissão na atmosfera e assim contribuindo para a preservação da camada de ozônio;
 Contribui para minimização do aquecimento global;
 Produz biofertilizante como adubo orgânico, substituindo os adubos químicos;
 Redução de problemas respiratórios provocados pela fuligem provenientes da queima da lenha e do carvão vegetal;
 Economia de renda familiar.
O projeto já está em andamento, já foram construídos 7 biodigestores distribuídos nos municípios de Forquilha, Massapê, Bela Cruz, Mucambo e Sobral. Um oitavo biodigestor já está em processo de construção.. A presente proposta visa a arrecadação de recursos para a construção de mais dois biodigestores e a melhoria da qualidade de vida de famílias agricultoras do semiárido cearense. Como divulgação do projeto, ao final será produzido um boletim informativo e um vídeo documentário.

O QUE JÁ TEMOS
O Projeto Biogás Sertão já conta com o apoio da Companhia Bento 50 da Suécia, empresa que trabalha com consultoria em engenharia de automação e energia elétrica; do Centro de Estudos e Apoio ao Trabalhador e à Trabalhadora - CEAT, ONG com sede em Sobral-CE; e o apoio de amigos da equipe de execução do projeto empenhados em colaborar.

A equipe fixa de execução do projeto é formada por Edilmara Kayt Silveira Fernandes, Socióloga (SRTE 408/CE) e por Mário Farias Júnior, Coordenador de Projetos Sociais do CEAT, além da contratação de serviços de pedreiros para a construção.

Com estes apoios conseguimos financiamento para a construção de 8 biodigestores que já estão em processo de construção. O objetivo desta campanha é a arrecadação de mais financiamento para fechar a construção de 10 biodigestores no semiárido cearense.

Dessa forma, o montante arrecadado com a presente campanha arcará com as despesas de compra de material para mais 2 biodigestores, despesas da construção, pagamento de pessoal, deslocamento e demais despesas de execução do projeto e da campanha.
Orçamento referente ao que pretendemos arrecadar com esta campanha:

Cronograma de execução do projeto:

Veja mais sobre o biodigestor sertanejo no vídeo abaixo:

Fonte:https://www.catarse.me/pt/projects/9705

Notícias do Semiárido Nordestino,Seridó da Paraíba e Rio Grande do Norte.

SERIDONEWS

SERIDONEWS 2018 - ALEXLIMA